Review - Hajime no Ippo

Introdução do texto
Nessas últimas semanas eu havia terminado de acompanhas algumas séries, sem quase nada para assistir um amigo meu me recomendou Hajime no Ippo, dei uma olhada no mangá e tomei um susto, mais de 1000 capítulos! -Inclusive no capítulo 1000 Hajime no Ippo recebeu várias homenagens, inclusive do autor de Ashita no Joe, um mangá tão bom quanto Hajime no Ippo - Porém, se um título conseguiu chegar a esse número de capítulos e não foi cancelado, ele provavelmente deve ser bom! E se eu achei bom? Achei incrível! Bateu até uma vontade de praticar boxe e se você começar a acompanhar é bem capaz de você também querer. Sem mais delongas, vamos logo saber um pouco mais sobre Hajime no Ippo!




O enredo

A história se passa em Tóquio, a grande capital Japonesa, logo de cara encontramos o protagonista da trama Ippo Makunouchi, um garoto de 16 anos, que está cursando o último ano do colégio e no tempo livre ajuda sua mãe no negócio da família. Pelo fato do protagonista ser um garoto introvertido e não ter muitos amigos acaba se tornando alvo dos valentões da escola, sendo surrado diversas vezes. Em uma dessas surras Makunouchi é salvo por Takamura Momuru, que lida com os valentões sem precisar disparar nem ao menos um soco. Após ser salvo, Ippo se encontra dentro de uma acadêmia de boxe, Takumura explica que após o ocorrido Ippo acaba desmaiando e ele o levou até lá devido a acadêmia ter assistência médica. Vendo tamanha frustração do garoto indefeso Takamura ensina como disparar um soco em um saco de areia e se surpreende pelo fato do garoto indefeso ter um soco potente. Após uma conversa na acadêmia Ippo descobre que até mesmo Mike Tyson sofria de abusos quando mais jovem, logo, encontra esperança no boxe, todavia Takamura não considera as atitudes de Ippo compatíveis com as atitudes de um pugilista, então para fazer o garoto desistir propõe um desafio: Caso Ippo conseguisse agarrar pelo menos 10 folhas que caem de uma árvore sem deixar nenhuma cair de suas mãos ele o ensinaria boxe. E então é a partir daí que a história realmente começa!

Início da História


Considerações técnicas

Hajime no Ippo é um shounen, publicado originalmente na revista Shounen Magazine desde 1989, ou seja, o mangá já tem 24 anos nas costas, passando até mesmo One Piece no número de capítulos, atualmente o mangá se encontra no capítulo 1050, mesmo a história sendo longa, ela não dá sinal de perda de qualidade e o autor George Morikawa não dá sinal de descanso. Além disso George faz com que cada personagem tenha uma personalidade marcante, deixando difícil de se esquecer qualquer personagem. O traço do mangá não é dos melhores, porém de lá para cá o traço do autor evoluiu consideravelmente, porém desde o início do mangá as lutas são bem detalhadas e com fácil compreensão para o leitor. 
Evolução do traço do autor

Sem dúvidas as lutas deixam os leitores ansiosos para o que vai acontecer a seguir e claro sem um pingo de tédio, mas e quando não está ocorrendo nenhuma luta? O mangá não deixa o treinamento de lado e aposta grande parte nele, além de mostrar um pouco da vida de Ippo, mostra toda a evolução dos seus golpes e a criação dos mesmos! Deixando o leitor desesperado para ver a próxima luta!
Conforme Ippo vai lutando e treinando ele vai conhecendo novas pessoas e aquele que era introvertido e não amigo nenhum no início da história acaba cheio de amigos. Ippo é de fato o protagonista, porém a história não fica presa nele, mostra todas as lutas importantes de seus colegas de acadêmia e todo o preparo para as mesmas.
Personagens da trama

Os primeiros personagens mostrados na trama são Takamura Mamoru, Aoki Masaru, Kimura Tatsuya, Miyata Ichirou e o treinador Kamogawa Genji. Como já dito acima cada personagem tem uma marcante, mas o que marca os atletas da acadêmia Kamogawa é a coragem e o senso de humor. Com o passar do tempo alguns personagens entram na acadêmia outros saem, mas todos deixam a sua marca.

Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo.

O anime

Por enquanto o anime conta com 3 temporadas, inclusive a 3ª temporada terminou no mês passado, no dia 27 de Março. Todas as temporadas foram produzidas pelo estúdio Madhouse (O mesmo estúdio que está animando o remake de Hunter x Hunter) e exibidas no canal japonês Nippon Television e assim como o mangá nunca chegou as terras brasileiras de forma oficial. Além das 3 temporadas, foram lançados também um filme e um OVA. Sendo que a ordem cronólogica é: The Fighting; Champion Road (O Filme); Mashiba vs. Kimura - OVA; New Challenger; Rising.

Hajime no Ippo - The Fighting

A primeira temporada de Hajime no Ippo tem como subtítulo “The fighting”, ela conta com 76 episódios e a sua exibição original se iniciou no dia 26 de Janeiro de 2009 e foi até o dia 27 de Março de 2002, a animação para a época era mediana, porém em alguns momentos em que os personagens faziam movimentos rápidos a animação era bastante falha, principalmente quando os personagens corriam, mas até o final da temporada a animação foi melhorando gradativamente, o jogo de cores também não era dos melhores, porém não era algo de doer os olhos, um ponto positivo da primeira temporada é a trilha sonora, principalmente a música de entrada dos lutadores, além disso as aberturas e encerramentos são cativantes.
Podemos dividir a temporada em 2 fases, a primeira mostra Makunouchi se tornando um boxeador profissional e a sua busca pela vitório no torneio do Rei dos Novatos, já a segunda fase mostra Makunouchi indo atrás do cinturão Japonês dos pesos-pena.

Hajime no Ippo - New Challenger

Depois de quase 7 anos após o término da primeira temporada surge Hajime no Ippo - New Challenger, a segunda temporada contou com 26 episódios e foi exibida entre os dias 26 de Janeiro de 2009 até o dia 30 de 2009. Logo de cara o fã pode ver como o jogo de cores mudou, deixando o anime com ar mais “atual”, além disso a animação melhorou muito desde a primeira temporada e a série continuou com a trilha sonora ótima e uma abertura arrepiante. A segunda temporada chega recheada de eventos incríveis, com Ippo já campeão ele tem as suas primeiras defesas de título, porém a segunda temporada é marcada pela a busca de Date Eiji e Takamura Mamoru dos cinturões mundiais de suas respectivas categorias, além da batalha de Miyata pelo cinturão da OPBF dos pesos-pena.

Hajime no Ippo - Rising


Finalmente, depois de 4 anos longe da TV, no meio de 2013 é anunciada a 3ª temporada de Hajime no Ippo! Com 25 episódios, Hajime no Ippo - Rising durou entre o período de 30 de outubro de 2013 até o dia 27 de Março de 2014, a animação continua excelente, talvez até melhor do que a segunda temporada, o jogo de cores continua a mesma, como das outra vezes uma abertura eletrizante e uma trilha sonora exemplar. A terceira temporada nos mostra Itagaki entrano no campo dos profissionais, Aoki conseguindo finalmente a primeira disputa de título pelo título Japonês, Ippo seguindo os passos de Date Eiji continua defendendo o cinturão e Takamura segue em frente em busca do segundo cinturão mundial! Essa terceira temporada nos mostra mais uma vez que a coragem corre no sangue dos praticantes de boxe da acadêmia Kamogawa!


Comentários Gerais


Desde Super Campeões que eu não assisto um anime relacionado a esportes, sem dúvidas Hajime no Ippo me surpreendeu, mesmo rolando aquela coisa clichê no início Hajime no Ippo vai muito além disso e estou extremamente ansioso pela 4ª temporada. Não se espante caso você comece a fazer a postura peek-a-boo ou até mesmo arriscar um soco no ar depois de assistir o anime ou acompanhar o mangá, caso você goste de animes e artes marciais Hajime no Ippo é um anime obrigatório para você! E caso você goste apenas de anime ou só goste de artes marciais é um bom momento para você conhecer um pouco da cultura dos quadrinhos orientais ou das artes marciais ocidentais. Não se assuste pelo mangá ser longo, quando você começar a acompanhar vai acabar é achando pouco! Sem dúvidas eu recomendo Hajime no Ippo!

Se você pretende acompanhar ou já acompanha a história  deixe um comentário e diga sobre o que você acha sobre a série! (=

31 comentários:

  1. Eu acho que esse anime deveria se chamar Hajime no Takamura e.e ... zoas ... apesar de eu nunca te lido o mangá , eu achei o anime bem inspirador , da realmente uma vontade de luta boxe ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk... senti isso tbm quando comecei a assistir

      Excluir
    2. Eu li esse comentário com a voz do takamura kkkkkk

      Excluir
    3. Eu comecei no boxe por causa do Hajime no Ippo e agora vou ter minha primeira luta em SP kkk

      Excluir
  2. eu vi o anime achei muito bom , no aguardo de uma 4 temporada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou no aguardo! É uma pena ainda não ter nenhum sinal de uma 4ª temporada.

      Excluir
  3. Espero q tenha a 4 temporada Naruto e bom eu acompanho mas esse anime e de mas

    ResponderExcluir
  4. é incrivel como esse anime te da vontade de praticar boxe ao assisti-lo ta loko vey e mt adrenalina para um anime so kkkkkkkkkkkkkkkk sem falar que nao é cliche '-' ippo nao chama as #forçasocultasdasterrasdonunca e vence com 1 soco so =D

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quero ver a luta de desempate do Ippo x Myiata!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,vai demorar pacas, estou lendo o mangá cap.700 e adiaram, por motivos que n irei comentar para n dar spoiler mais vdc!!!

      Excluir
  7. nossa será que teremos que esperar mais 4 anos para hijame no ippo ganhar outra temporada ?

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras pra descrever... Um amigo me indicou, comecei a ver e qd fui perceber eu já estava treinando por mim mesmo, a determinação q o anime passa é herdada por seus fã, simplismente sou grato por ter assistido

    ResponderExcluir
  9. ja assisti o anime pela 3° vez e não me canso , o mangá ta super envolvente e não demonstra nem sinal de que está perto do fim !! vida longa a hajime no ippo !!

    ResponderExcluir
  10. Esse é uns dos melhores animes que eu já assisti em toda minha vida. E gostaria que fosse igual Naruto um capitulo por semana seria bem emocionante acompanhar o hajime no ippo dessa forma porque não da pra ficar tanto tempo se esse anime .

    ResponderExcluir
  11. Alguem tem a data de lançamento da 4° temporada por favor ?

    ResponderExcluir
  12. esse anime foi fantastico....outro de sport que gostei muito tambem foi koruko no basket,

    ResponderExcluir
  13. Infelizmemte nao vai ter continuaçao, o anime vai parar na 5° temporada, o manga passa dos 1100 capitulos kkkkkkkkkk, o q prova pra todos vcs que nao existe no mundo pessoa sem vícios, estudar, beber, games, drogas, esportes, filmes, sexo, etc e etc, cada um tem uma queda por algo, parece besteira mas existem pessoas q sentem o prazer da ejaculaçao resolvendo uma funçao exponencial quadratica, assim sendo George Morikawa é muito nóia em manga, o q é bom pra quem gosta de ler, mas pq Hajime no Ippo nao terá fim na tv e chegará só até a 5° temporada. A resposta é simples, de 4 em 4 anos tem uma temporada mais ano bissexto em relaçao ao magnetismo onde S=2 RAIZ"d■ + v x T"■ / 2■ x c■ x v■ x G. -9 O resultado é q a Terra vai acabar 1 semana a tes da 6° temporada ir pro ar... Sem mais delongas, agradeço a mim mesmo e OBRIGADO A TODOS POR ME AMAREM

    ResponderExcluir
  14. 2017 chegando e nada da 4° temporada...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. 2017 terminando e nada da 4 temporada! :(

    ResponderExcluir
  17. alguém por favor obriga eles a fazer uma quarta temporada de Hajime Ippo

    ResponderExcluir
  18. 2018 acabando e nada da quarta temporada

    ResponderExcluir

Copyright © 2012. Nerd-Wan - All Rights Reserved
Template Traduzido Por: Template Para Blogspot